sábado, 21 de novembro de 2015

Palestrantes do V Semijaire

Roseantony Rodrigues Bouhid

Possui Licenciatura em Química (1992) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Mestrado em Química Analítica Inorgânica (1997) pela Pontífice Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Desde 2011 é doutoranda em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa de Construção Social do Meio Ambiente, estando vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente, no doutorado multidisciplinar (PPG-MA). É Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) desde 1992, atuando como docente de Química Ambiental em cursos de nível médio-técnico, superior em tecnologia e nas disciplinas Tópicos Especiais de Química e de ensino de química no curso de Especialização em Ensino de Ciências. Atua na área Multidisciplinar e de Ciências Exatas e da Terra. Participa do núcleo de ensino, pesquisa e divulgação das ciências (NEDIC).

Thiago Wentzel

Possui licenciatura plena em ciências biológicas pela Faculdade Integrada Maria Thereza (FAMATH). Graduando em Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciências Ambientais pelo programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Conservação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa na área de natureza e sociedade, com experiência no campo dos conflitos ambientais, impactos socioambientais e licenciamento ambiental.

Sebastião Fernandes Raulino

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), Especialização em Educação para Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), com tese relacionada a Conflitos Ambientais e Justiça Ambiental. Foi bolsista de aperfeiçoamento ( CNPq) no Museu de Astronomia e Ciências Afins ( MAST/CNPq). Trabalhou na Equipe de Educação Infanto Juvenil da SME/Caxias entre 2008 e 2009, como Implementador de Ciências. É Professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias, ligada à FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DUQUE DE CAXIAS (FEUDUC) desde 2013 e das Secretarias Municipais de Educação do Rio de Janeiro e Duque de Caxias Foi professor substituto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro( UERJ). Foi também Conselheiro Municipal de Meio Ambiente de São João de Meriti e Presidente da Câmara Técnica de Educação, Mobilização Social e Comunicação do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá.  Investiga atualmente injustiças ambientais relacionadas a Indústria do Petróleo e Petroquímica, ecologia política das águas e falta de saneamento, assim como suas interfaces com a Educação. Entre outras atividades, trabalhou de 2013 a 2014 na Coordenadoria de Ensino Fundamental da SME/Caxias com um projeto de Reestruturação Curricular e projetos com apoio da FAPERJ, sendo que no projeto "Parceria Museu Ciência e Vida e Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias em prol da experimentação nas escolas", é coordenador.

Cátia Antonia da Silva

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor associado do Departamento de Geografia, do Programa de Pós-graduação em História Social e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, e em História social do território, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho urbano; movimentos sociais e trabalho; qualificação profissional; metropolização; metrópole; modernização e gestão urbano-metropolitana: conflitos com pescadores artesanais, economia política da pesca artesanal. É líder do Grupo de Pesquisa e Extensão: Urbano, Território e Mudanças Contemporâneas. Pesquisadora PROCIENCIA - UERJ e Produtividade CNPq.

Bianca Dieile da Silva

Bacharel em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Processos de Tratamento de Águas de Abastecimento Humano. Atualmente é pesquisadora em Saúde Pública no Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Fundação Oswaldo Cruz. Desenvolve estudos relacionados com a questão de acesso à água, indicadores de qualidade de água e do serviço de abastecimento e gestão de saneamento básico.

Adacto Benedicto Ottoni

Possui Graduação em Engenharia Civil - ênfase em Engenharia Sanitária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Pós-Graduação em Engenharia Civil Marítima pela Universidade de Trondheim, na Noruega (1985), Mestrado em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Saúde Pública (Saneamento Ambiental) pela Escola Nacional de Saúde Pública (1996). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DESMA / UERJ) e Coordenador do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Engenharia Sanitária e Ambiental da UERJ . Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável, Monitoramento Ambiental, Saúde Pública, Impactos Ambientais e Poluição Hídrica.

Gianine Maria de Souza Pierro

Professora graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005) e Doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2009) no Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociência e Saúde na linha de pesquisa em Educação Formal, focalizando o debate em Ciência e Arte e a parceria universidade, escola, museu. É Professora Adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista do Programa Prociência da UERJ a partir de 2014, desenvolvendo atividades docentes na Faculdade de Formação de Professores, da UERJ, na cidade de São Gonçalo. Atualmente está realizando Projeto de Pós doutorado Era uma vez um lugar de aprender: olhares, experiências e imaginário de crianças lançados para a escola , integrando o grupo de pesquisa GRIPHAR, coordenado pela Profª Drª Maria da Conceição Passeggi, na UFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professor, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, protagonismo infantil, estágio supervisionado, ciência e arte e educação formal e não formal.


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