Roseantony
Rodrigues Bouhid
Possui
Licenciatura em Química (1992) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(UERJ), e Mestrado em Química Analítica Inorgânica (1997) pela Pontífice
Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Desde 2011 é doutoranda em
Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de
pesquisa de Construção Social do Meio Ambiente, estando vinculada ao Programa
de Pós-Graduação em Meio Ambiente, no doutorado multidisciplinar (PPG-MA). É
Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) desde 1992, atuando
como docente de Química Ambiental em cursos de nível médio-técnico, superior em
tecnologia e nas disciplinas Tópicos Especiais de Química e de ensino de
química no curso de Especialização em Ensino de Ciências. Atua na área
Multidisciplinar e de Ciências Exatas e da Terra. Participa do núcleo de
ensino, pesquisa e divulgação das ciências (NEDIC).
Thiago
Wentzel
Possui
licenciatura plena em ciências biológicas pela Faculdade Integrada Maria
Thereza (FAMATH). Graduando em Geografia pela Universidade Estadual do Rio de
Janeiro (UERJ). Especialista em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica de
Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciências
Ambientais pelo programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa na área de natureza
e sociedade, com experiência no campo dos conflitos ambientais, impactos
socioambientais e licenciamento ambiental.
Sebastião
Fernandes Raulino
Possui
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(1991), Especialização em Educação para Gestão Ambiental pela Universidade do
Estado do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Ciência Ambiental pela
Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutorado em Planejamento Urbano e
Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), com tese
relacionada a Conflitos Ambientais e Justiça Ambiental. Foi bolsista de
aperfeiçoamento ( CNPq) no Museu de Astronomia e Ciências Afins ( MAST/CNPq).
Trabalhou na Equipe de Educação Infanto Juvenil da SME/Caxias entre 2008 e
2009, como Implementador de Ciências. É Professor da Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Duque de Caxias, ligada à FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DUQUE DE
CAXIAS (FEUDUC) desde 2013 e das Secretarias Municipais de Educação do Rio de
Janeiro e Duque de Caxias Foi professor substituto da Universidade do Estado do
Rio de Janeiro( UERJ). Foi também Conselheiro Municipal de Meio Ambiente de São
João de Meriti e Presidente da Câmara Técnica de Educação, Mobilização Social e
Comunicação do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, Sistemas
Lagunares de Maricá e Jacarepaguá. Investiga
atualmente injustiças ambientais relacionadas a Indústria do Petróleo e
Petroquímica, ecologia política das águas e falta de saneamento, assim como
suas interfaces com a Educação. Entre outras atividades, trabalhou de 2013 a
2014 na Coordenadoria de Ensino Fundamental da SME/Caxias com um projeto de
Reestruturação Curricular e projetos com apoio da FAPERJ, sendo que no projeto
"Parceria Museu Ciência e Vida e Secretaria Municipal de Educação de Duque
de Caxias em prol da experimentação nas escolas", é coordenador.
Cátia
Antonia da Silva
Possui
graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987),
mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (1994) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (2002). Atualmente é professor associado do Departamento de Geografia,
do Programa de Pós-graduação em História Social e do Programa de Pós-graduação
em Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado
do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em
Geografia Urbana, e em História social do território, atuando principalmente
nos seguintes temas: Trabalho urbano; movimentos sociais e trabalho;
qualificação profissional; metropolização; metrópole; modernização e gestão
urbano-metropolitana: conflitos com pescadores artesanais, economia política da
pesca artesanal. É líder do Grupo de Pesquisa e Extensão: Urbano, Território e
Mudanças Contemporâneas. Pesquisadora PROCIENCIA - UERJ e Produtividade CNPq.
Bianca
Dieile da Silva
Bacharel
em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e
Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo
(2003). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em
Processos de Tratamento de Águas de Abastecimento Humano. Atualmente é
pesquisadora em Saúde Pública no Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental
da Fundação Oswaldo Cruz. Desenvolve estudos relacionados com a questão de
acesso à água, indicadores de qualidade de água e do serviço de abastecimento e
gestão de saneamento básico.
Adacto
Benedicto Ottoni
Possui
Graduação em Engenharia Civil - ênfase em Engenharia Sanitária, pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Pós-Graduação em Engenharia
Civil Marítima pela Universidade de Trondheim, na Noruega (1985), Mestrado em
Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e
Doutorado em Saúde Pública (Saneamento Ambiental) pela Escola Nacional de Saúde
Pública (1996). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia
Sanitária e do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DESMA
/ UERJ) e Coordenador do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em
Engenharia Sanitária e Ambiental da UERJ . Tem experiência na área de
Engenharia Sanitária, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos
Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento
Sustentável, Monitoramento Ambiental, Saúde Pública, Impactos Ambientais e
Poluição Hídrica.
Gianine
Maria de Souza Pierro
Professora
graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980),
Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005) e Doutora em
Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2009) no Programa de Pós-graduação em Ensino
em Biociência e Saúde na linha de pesquisa em Educação Formal, focalizando o
debate em Ciência e Arte e a parceria universidade, escola, museu. É Professora
Adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista do Programa
Prociência da UERJ a partir de 2014, desenvolvendo atividades docentes na
Faculdade de Formação de Professores, da UERJ, na cidade de São Gonçalo.
Atualmente está realizando Projeto de Pós doutorado Era uma vez um lugar de
aprender: olhares, experiências e imaginário de crianças lançados para a escola
, integrando o grupo de pesquisa GRIPHAR, coordenado pela Profª Drª Maria da
Conceição Passeggi, na UFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em
Formação de Professor, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de
professores, protagonismo infantil, estágio supervisionado, ciência e arte e
educação formal e não formal.
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