A confirmação do aceite ocorrerá após o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), que deverá ser realizado por TODOS OS AUTORES no Banco Santander, Agência 4618, Conta Corrente 010833299, em nome de Ellen Midiã Lima da Silva Gomes. Após o depósito, cada autor deverá enviar o comprovante para o email semijaire@gmail.com.
Lembramos que a apresentação acontecerá no dia 01/12, a partir das 14h, no segundo andar do Bloco J, na Universidade do Grande Rio, localizada à Rua Professor José de Souza Herdy, 1160 - Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias. As apresentações terão duração de até 15 minutos. Divulgaremos em breve a programação detalhada.
Os textos completos para publicação em anais serão recebidos até 30 de janeiro de 2016, através do email semijaire@gmail.com. Todos os trabalhos (resumos e textos completos) serão publicados em ebook com ISBN.
Registramos aqui nossa gratidão pela submissão do trabalho! Contamos com a sua presença!
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1. Conhecimento científico: perspectivando possibilidades de
ensino e aprendizagem
Sandro
Tiago da Silva Figueira
2. Posturas e ações em educação ambiental: analisando uma
intervenção com docentes de escolas públicas
Elienae
Genésia Corrêa Pereira
3. Sociedade civil e produção de conhecimento em espaços não
formais de educação em São Gonçalo (RJ): um estudo de caso
Rejane
Baptista do Nascimento
4. Percepção ambiental de crianças caiçaras no Saco do
Mamanguá (Paraty, RJ): subsídios para uma educação ambiental em área de
conflitos
Lúcio
Paranhos Vargas de Faria
5. Educação e meio ambiente em zonas de sacrifício: as novas
sociabilidades do capital em Campos Elíseos, Duque de Caxias.
Marcio
Douglas Floriano
6. Lei 10.639/03 e a Educação Infantil: uma intervenção nos conteúdos mínimos do município de
Seropédica RJ
Kelly
Xavier MAdaleny
7. Educação não formal e Participação Social: o caso da
exposição itinerante Manguinhos Território em Transe
Priscilla
Abrantes da Silva
8. Currículo: uma discussão sobre gênero, etnia e raça
Glhevysson
dos Santos Barros
9. Diálogos entre educação ambiental de base comunitária e
Justiça Ambiental: Uma perspectiva sobre experiências com mulheres das classes
populares, no município de Magé.
Carolina
Alves Gomes de Oliveira
10. Problematização dos novos usos destinados as salinas ao
entorno da Lagoa de Araruama na Região dos Lagos – RJ
Evelyn
de Castro Porto Costa
11. Falando sobre abelhas na educação fundamental: um novo
olhar
Thais
Machado Cândido
12. A Educação ambiental e a Comunicação Científica:
reflexões teóricas sobre o Aquecimento Global veiculado em dois grupos de
comunicação no Brasil e no EUA
Fabio
Pinhão
13. ReConstruindo uma Identidade de Escola do Campo em Duque
de Caxias/RJ
Michelle
Pessanha Cabral
14. Educação formal e Educação Não Formal: O meio ambiente
como possibilidade
Fatima
Denise Peixoto Fernandes
15. O Mapa de Conflitos envolvendo Injustiça Ambiental e
Saúde no Brasil como instrumento pedagógico para as práticas de Educação
Ambiental: fortalecendo diálogos com a Justiça Ambiental
Anne
Kassiadou Menezes
16. Lixão dos Carreiros- Rio Grande/RS: “monumento à
incompetência gerencial do meio ambiente”.
Daiane
Acosta Amaral
17. Rio Imboaçu: acervo de fotos para a prática de educação
socioambiental no município de São Gonçalo
Guilherme
Pereira Simão
18. Locomoção para abrigos em caso de desastres naturais
Alexandre
Takio Kitagawa
19. Conhecimento da localização dos abrigos da Defesa Civil
Alexandre
Takio Kitagawa
20. O cinema e a educação ambiental na perspectiva da
Justiça Ambiental: Aproximações Conceituais
Clementino
Luiz de Jesus Junior
21. A geopolítica das lutas e conflitos socioambientais na
América Latina: perspectivas para a educação ambiental contextualizada a
justiça ambiental.
Marcelo
Aranda Stortti
22. Conflitos ambientais na Cidade de Duque de Caxias:
irregularidades na instalação de Shopping Center
Milton
Trajano de Oliveira
23. Preconceito e grupos étnicos: Uma revisão de literatura:
Diogo
Fagundes Pereira
24. Discriminação e desigualdade social: discutindo a
equidade entre as minorías etnico-raciais
Diana
Ramos de Oliveira
25. Educação Ambiental Crítica: Estratégias pedagógicas
empresariais no contexto da IIRSA
Bárbara
Pelacani
26. A identidade étnica e de gênero em uma perspectiva
histórico-cultural-político-social no cotidiano escolar na baixada
fluminense/RJ- uma trajetória de construção e pertencimento.
Mônica
Rosa
27. Resutados iniciais sobre refugiados em Duque de Caxias
Alexandre
Takio Kitagawa
28. Educação ambiental e currículo escolar: a experiência
dos “Projetos Educacionais da Rede”
Alessandra
Marinho Chagas
29. Pesca artesanal na Baía de Guanabara e injustiças
ambientais: uma análise da literatura
Cesar
Bernardo Ferreira
30. Docência na educação de jovens e adultos: o projeto nova
EJA em perspectiva
Renata
Motta de Oliveira
31. Negros e espaços urbanos
José
Geraldo da Rocha
32. Produção social do espaço e as artes de resolver a
vida: narrativas sobre os sujeitos
invisíveis na metrópole fluminense
Felippe
Andrade Rainha
33. Por trás da Lei 10639/03 uma história de luta: o que
dizem os professores do Município de Araruama sobre sua implementação
Cristina
da Conceição Silva
34. Os organismos internacionais e a Prefeitura da cidade do
Rio de Janeiro: as macrotendências da Educação Ambiental nos projetos
socioambientais coordenados pela Secretaria de Meio Ambiente no Morro da
Formiga, Rio de Janeiro, RJ
Lucas
Neves da Cunha
35. Marketing verde: estratégia de venda ou gestão
comprometida com a sustentabilidade?
Ana
Gabriela dos Santos Garcia da Silva
36. Evasão na educação de jovens e adultos: estudo de caso
Adilia
Soares Gonçalves
37. Areais e o olhar que nada vê: reflexões sobre uma
prática pedagógica relacionada com a justiça ambiental em uma escola municipal
de Duque de Caxias, RJ
Priscila
Regina Texeira
38. Ecumenismo e preservação ambiental: A última mensagem do “Alabê de Jerusalém”
Rosimeri
Duda Martins
39. Terreiro da Gomeia em Duque de Caxias: o Local, o
Sagrado e a Academia
José
Geraldo da Rocha
40.
A política do bota abaixo: Pereira Passos e as remoções das habitações
populares em nome da “higienização” dos espaços públicos
Neide Amorim Ernesto
41.
O território de Itaguaí/RJ como “zona de sacrifício” ou “paraíso de poluição”
Patrícia de Oliveira Plácido
42.
Projeto Semeando a vida: uma proposta de educação ambiental e sanitária nas
Favelas do Rio de Janeiro
Fábia de Castro Lemos
43.
Ciência Itinerante Fazendo História
Jaqueline Rose Alves de Oliveira
44.
Trabalho de campo na Licenciatura: experimentando o cinema na fronteira entre o
terminal de petróleo e a unidade de conservação
Rafael Nogueira Costa
45.
Águas de lastro em ambientes marinhos
Osvaldo Barbosa de Souza Júnior
46.
Educação Ambiental e Justiça Ambiental: O Caso da Aldeia Maracanã
William Matheus da Cruz Souza
47.
Injustiças ambientais nas bacias hidrográficas do munícipio de São Gonçalo,
Leste Metropolitana do Rio de Janeiro
Cilene Daudt Vieira
48.
Os desafios enfrentados pelas escolas do campo
Darlene Camargo Gomes de Queiroz
49.
Juventudes no Jardim Gramacho: (re)imaginando o território
Ellen Midiã Lima da Silva
50. Injustiças ambientais em Duque de Caxias:
mapeando as desigualdades
Vanessa Francisca do
Nascimento Dantas
51. Justiça ambiental e formação docente: um olhar
para a Baixada Fluminense
Ana Cláudia Gomes
52. Violência e injustiças ambientais na escola:
tecendo laços e desatando nós
Thais de Carvalho Simão
53. Juventudes, famílias e injustiças
socioambientais: um estudo com adolescentes de três municípios da Baixada
Fluminense
Suellen Gomes de
Carvalho dos S. de Alcantra
54. Educação ambiental em zonas de sacrifício: o que
fazem os professores de três escolas da baixada fluminense?
João Victor do Vale
55. Juventudes, tecnologias e injustiças ambientais:
um olhar para os jovens da baixada fluminense
Laís Ruiz
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